Colunistas

Mangaratiba e Rio Claro compartilham o Patrimônio Cultural da Serra do Piloto


Dois dias ficaram guardados na memória e agora serão compartilhados... 

Nos dias 20 e 21 de março de 2012, o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) reuniu professores e pedagogos dos municípios de Mangaratiba e Rio Claro, assim como, representantes do DER-RJ e demais pessoas interessadas para participarem do Curso de Capacitação de Monitores com a temática - Serra do Piloto: território Cultural. O objetivo do encontro consistiu em capacitar pessoas no Método Psicodrama Pedagógico aplicado à Educação Patrimonial, este desenvolvido especialmente pelo IAB, para que pudessem, doravante, adotá-lo em suas atividades “extra muros” com escolares, quando em visitas feitas as diversas  descobertas arqueológicas localizadas e ainda “in sito” durante as pesquisas realizadas no Programa de Arqueologia da RJ149 - Estrada Imperial.

O processo aconteceu nas instalações do CAICA, na Serra do Piloto, e dele fizeram parte, além da aplicação prática do método psicodramático, dinâmicas de grupo, palestras sobre arqueologia e visita a um sítio arqueológico em pesquisa. Com uma equipe de profissionais da área, palestrantes e suporte da  equipe de arqueologia, o sucesso obtido não poderia ser diferente. 

Atingimos um número de 75 participantes, demonstrando assim a importância do trabalho realizado pelo IAB, a valorização dada pelas comunidades dos municípios de Mangaratiba e de Rio Claro ao seu Patrimônio Cultural e ao investimento do Governo do Estado ( DER-RJ) neste tipo de projeto.

As atividades foram apresentadas e desenvolvidas pela equipe coordenada pela professora Jandira Neto (arqueóloga/ psicodramatista) e servirão de base para a aplicação nas atividades de Educação Patrimonial com os alunos da rede pública.  

O mais interessante aconteceu ao final do processo. No compartilhamento da oficina de produção de textos sobre o Patrimônio da Estrada Imperial, os participantes se surpreenderam em (re) conhecer as riquezas existentes ao longo e no o entorno da estrada e, mais ainda, perceberem que foram eles mesmos os autores do processo de descoberta

Pensando na continuação deste processo e visando divulgar as muitas idéias que surgiram e possam nascer no futuro, foi proposta uma oficina denominada “Construção do Blog”, onde um grupo de professores irá divulgar matérias próprias e que você poderá voltar a conferir aqui! 

Agradecemos o apoio das Secretarias de Educação e Ação Social de Mangaratiba e da Secretaria de Educação de Rio Claro. Sem mais, deixamos agora um pouco deste grande trabalho com as belíssimas fotos abaixo. 
Aquecimento Inespecífico


Arqueóloga e Psicodramatista Jandira Neto apresenta o método aos participantes

Professor e Arqueólogo Ondemar Dias, palestrando sobre arqueologia
Oficina "Peneiras de Ciências"

Oficina de Dramatização


Apresentação do Patrimônio (compartilhamento)
Oficina "Construindo um Blog"

Visita ao Sítio Arqueológico em Pesquisa


Apresentação das atividades à serem desenvolvidas com escolares
 
Colunistas: Antonio Souza e Marlon Neves
Data: 05/04/2012














Nenhum comentário:

Postar um comentário